Curiosidade da terça: O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO foi publicado em 1991 por SARAMAGO e a obra lhe rendeu muita admiração e hostilidade ao mesmo tempo.

Portugal e a península Ibérica de um modo geral são lugares muito católicos e se hoje ainda são, nos anos 90 eram ainda mais.

Logo, não haveria como uma obra que narra uma nova versão bíblica da vida de Cristo agradar a grande parcela de católicos da região.

SARAMAGO apresenta versões mais próximas da realidade para Maria Madalena, Maria (mãe de Cristo) e claro, o próprio Jesus.

Em mais de uma passagem, a obra aponta até para a sensualidade feminina das personagens bíblicas, e humaniza Jesus de forma desaforenta para quem interpreta a bíblia ao pé da letra.

Outra curiosidade interessante da obra é como nasceu a ideia dela: SARAMAGO caminhava por Sevilha (Espanha) quando leu em uma banca de livros e revistas a expressão “EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO”, mas ao se aproximar, constatou que havia sido uma ilusão de ótica.

Impressionado com o evento curioso, decidiu criar um livro para não deixar o título exótico órfão.

Após publicar, SARAMAGO sofreu fortes perseguições políticas e tentativas de sabotagem da obra, de forma a se decepcionar tanto com o Governo português, que decidiu se mudar permanentemente para as Ilhas Canárias (Espanha), onde lá viveu até falecer em 2010.