Segundo Freud, o narcisismo constitui processo mental pelo qual o indivíduo ou grupo tem de si uma auto percepção excessivamente lisonjeira, que anaboliza as virtudes e cataboliza os vícios.

O pai da psicanálise ensinou que o sapiens sofreu 03 golpes contundentes contra o seu ego proeminente, carregando desde então 03 feridas narcísicas, isto é, ferimentos que ainda está lambendo e assimilando.

São eles:

– a adoção do modelo astronômico heliocêntrico em substituição ao geocêntrico através do trabalho do astrônomo polonês Nicolau Copérnico nos séculos XV e XVI. A Terra já não era mais o centro do Universo e outros planetas poderiam ter a mesma importância para o sol que o lar humano.

– o reconhecimento da validade da teoria da evolução por meio da apresentação do livro a Origem das Espécies do britânico Charles Darwin no século XIX. A humanidade já não teria nascido em berço sagrado e o espelho naturalista já retrucava que somos todos animais, nós, sapiens, também.

– a descoberta do inconsciente (que desaguaria na instituição do psicanálise algum tempo depois) por pensadores como Leibiniz, Kant, Carus, Schelling, Von Hartmann, Fechner e Hundt. A humanidade já não seria sublime, etérea e composta de criaturas potencialmente angelicais. Um oceano profundo e pouco sondado governa cada um de nós, desde as brincadeiras (com fundo de verdade), passando pelos atos falhos, sonhos e desejos mais obscuros.

Com Copérnico deixamos de ser os únicos filhos de Deus, com Darwin deixamos de ser os filhos preferidos de Deus… E com a psicanálise reconhecemos que provavelmente somos os filhos problemáticos de Deus ###.

###Deus: Cosmos, Universo, Natureza, Big Bang, Destino etc, uso a expressão Deus aqui para facilitar a compreensão do processo que a humanidade atravessou, mas é o chamado Deus de Spinoza.

#freud
#freudexplica
#sigmundfreud
#narciso
#narcisismo
#homosapiens
#psicologia
#filosofia
#psicanalise
#inconsciente
#copernico
#heliocentrismo
#darwin
#evolução
#selecaonatural