No meio de abril de 1940, Hitler deu um ultimato à família real dos Países Baixos (dos quais a Holanda faz parte), ultimato este não aceito pela rainha Guilhermina e pelo Parlamento. Assim, em 14 de maio de 1940, a força aérea nazista dá início a uma blitz relâmpago, que serviria para tentar obter a rendição neerlandesa.

Os alemães bombardeiam incessantemente Roterdã, não deixando muito mais que escombros. A família real e o governo fogem ao Reino Unido e poucos dias depois, os nazistas proclamam a vitória, instituindo um regime fantoche por meio do movimento nacional socialista dos Países Baixos, o único partido político autorizado a operar na Holanda sob ocupação nazi.

Começam as deportações e cerca de 120.000 judeus neerlandeses são enviados a Auschwitz, Bikernau, Dachau e outros campos de concentração. Quando a guerra acaba, os sobreviventes não chegavam a mil.

Desta tragédia nasceu a ideia do monumento dos espelhos quebrados aqui em #amsterdam , pois sobre eles, o céu nunca será o mesmo porque um dia, Auschwitz existiu, nas palavras do artista que o concebeu: o escritor Jan Wolkers. O monumento foi criado nos anos 70 e sob ele repousam cinzas de judeus neerlandeses mortos em Auschwitz.

Mas se você pensa que enfim eles tiveram paz, engana-se. Ataques de neonazis foram promovidos nos anos 90, 00 e 10, quebrando os espelhos a marretadas.

Mesmo que a chamada Holanda seja hoje um dos países mais tolerantes do mundo, sim aqui também existem extremistas e estes, encontram sua caixa de ressonância como é o caso do político populista e xenófobo Geert Wilders. Em que pese não aparente ser misógino e homofóbico como Trump ou Bolsonaro, Wilders é extremamente xenofóbico e produz discursos altamente desagregadores e inconciliáveis com o modus vivendi da maioria dos neerlandeses.

Descartes, Spinoza e muitos outros estrangeiros buscaram refúgio na Holanda justamente pela sua tolerância há séculos, e as falas de Wilders ou ataques ao monumento dos espelhos quebrados são ataques ao que a essência Cosmopolita de #amsterdam representa.