Karl Popper foi um dos mais brilhantes pensadores do século XX.

Autor do volume duplo A SOCIEDADE ABERTA E SEUS INIMIGOS, o pensador austrobritânico foi quem enunciou o PARADOXO DA TOLERÂNCIA.

Em uma sociedade aberta é desejável que ouçamos mesmo quem não desejamos ouvir, para que possamos ser ouvidos até quando os demais não quiserem nos ouvir. Silenciar vozes dissonantes é um dos ferramentais dos regimes de exceção, sejam os revolucionários (esquerda), sejam reacionários (direita).

Mas como Popper expressou no PARADOXO, há um porém, que hoje é expresso no ordenamento jurídico como a compreensão de que nenhum direito fundamental é absoluto.

Sempre que permitimos que os intolerantes expressem a intolerância impunemente, corremos o risco da intolerância se impor. Mais que um postulado filosófico, esta é uma verdade sóciobiológica e até mesmo, físicomatemática.

Se a tolerância é neutra ( 00 ) e por isso permeada de matizes diferentes de pensar, todos passíveis de coexistência, a intolerância não, e por tal, atuará para eliminar as correntes tolerantes.

O que significa que para preservar um regime tolerante, não podemos tolerar os intolerantes.

Desde que lancei Fascismo Pandêmico no Brasil e em mais 30 países, tenho tido a oportunidade de conhecer muitas pessoas e me comunicar com quem pensa como eu com quem pensa diferente.

Com Chapados de Cloroquina, as manifestações de apoio cresceram enormemente e hoje me sinto abraçado coletivamente em uma sensação que jamais pensei que experimentaria na vida. Leitores agradecem o diário da Pandemia que publiquei e se dizem representados. Há claro os que discordam e muitos são maravilhosos ao enviar ponderações, muitas educadas e outras tantas super engraçadas e inteligentes.

Mas ainda existem ataques. Cada vez em menor quantidade, mas quando surgem, são mais ferozes.

Esta noite, um usuário enviou uma ameaça de que eu jamais vá divulgar meus livros no seu estado (que não revelarei pois não quero generalizar) pois “coisas” podem acontecer.

Aqui o limite da divergência foi fartamente superado. Usuário bloqueado e mensagem denunciada.

Popper é cada vez mais atual na sociedade aberta à troca de dados, mas fechada à informação.