Sei que muitas pessoas abominam a monarquia, e não poucos monarcas fizeram por merecer desprezo dos seus governados.

Mas a falta de dignidade de líderes não é defeito da monarquia.

Qualquer forma de governo possui inconvenientes, prós e contras.

A monarquia constitucional parlamentar mostra diuturnamente o seu valor como provam nações com altíssimo índice de desenvolvimento humano, tais como Espanha, Suécia, Países Baixos, Noruega, Dinamarca e Suécia.

Nestes países, muitos monarcas e membros da família real demonstram mais consciência de suas obrigações políticas que líderes de diversas repúblicas.

Existem falhas nas monarquias? Por certo que sim. Mas também existe grandeza.

Príncipe Philip deixou a vida nesta sexta e a despeito da discrição da família real, podemos constatar que o marido da Rainha Elisabeth contribuiu para a modernização da família real e especialmente para manter a rainha conectada ao “chão”.

Explico: nem de longe a rainha Elisabeth já foi uma deslumbrada. Recebeu uma educação voltada aos encargos da realeza e sempre manteve hábitos frugais.

Mesmo sendo a rainha mais importante do mundo, aposto com os amigos que é uma mulher muito mais simples que quase a totalidade dos endinheirados de nosso país.

Essa é parte da essência da realeza: ter noção do peso das instituições e saber que para ostentar a coroa, deve antes servir.

Ainda assim, o poder de um monarca pode facilmente o desumanizar, e neste ponto, penso que Philip foi essencial na vida de Elisabeth, para servir como recordação de que antes de rainha, era mulher, mãe e esposa e até, cidadã britânica.

Por este único mérito, ele já merece meu respeito.

R.I.P