Minha esposa e eu debatíamos certa feita sobre a origem do sorriso e se outros animais além do sapiens sorriem. Tatiana entendia que sim e eu que não. No dia seguinte, comecei a ler um livro de Leonard Mlodinow, físico e filósofo, antigo parceiro de Stephen Hawking e consultor de ciência da série Mcgiver. Na obra, ele explica a origem do sorriso: sim, outros animais sorriem, mas são nossos primos símios e só alguns deles.

Tatiana estava mais certa que eu, outros animais riem, mas eu estava mais certo que ela, somente animais próximos a nós. A origem do sorriso: medo, generosidade e comunicação. Os símios raramente se encaram, sendo que olhares diretos prenunciam combates ferozes. Assim, quando um símio olha diretamente a outro sem querer, ele distende a musculatura ao redor da boca e mostra os dentes de forma não ameaçadora. O significado?

Hey, amigo, não vou lhe atacar. Olhei sem querer.

Detalhe: o sorriso pode ser dado tanto por um símio dominado que não quer desafiar o dominante, como por um dominante que não quer atacar o dominado.

Nós, seres humanos, trouxemos essa origem para a humanidade, distendendo a musculatura e sorrindo, seja socialmente (sorriso falso), como genuinamente (aquele sorriso que provoca o pé de galinha nos olhos).

O sorriso não nos faz humanos ou únicos, mas certamente nos faz mais macacos.