Reflito neste vídeo – https://fb.watch/esV0yLqaKR/ – um pouco da minha experiência como pesquisador no Doutorado da Universidade de Coimbra e morando fora do Brasil o que vivencio do ambiente político na Europa.

Exemplos: como me autodefinir em um espectro político quando sou indagado por um bolsonarista?

O bolsonarismo se define como um movimento conservador e de direita, mas a verdade é que ele não é nenhum, nem o outro.

Macron, Merkel, Lacalle Pou, Pinera, Alckmin ou Caiado, entre outros políticos, estes sim são líderes de direita.

E mesmo sendo de direita, são tratados como INIMIGOS do Bolsonarismo e não raramente taxados como COMUNISTAS ou ESQUERDISTAS.
Isso se dá porque o bolsonarismo foge à classificação clássica de ESQUERDA X DIREITA, que descende não só dos embates na Assembleia Nacional da França revolucionária, como também das tipologias da filosofia política.

Essas tipologias da filosofia política abarcam tanto conceitos do Iluminismo francês, como do Iluminismo britânico e americano. Para quem quiser conhecer mais destas distinções, recomendo procurar as obras de Gertrude Himmelfarb, pesquisadora especialista no movimento ILUMINISTA.

O Iluminismo é o pai das ideologias políticas mais conhecidas, tanto das mais revolucionárias que desaguariam no socialismo, como das mais conservadoras que paririam o liberalismo. Tanto Rousseau (iluminismo francês) como Burke (iluminismo britânico), por diferente que sejam, no fundo, são filhos dos mesmos pais filosóficos.

Mas não espere encontrar traços do DNA do bolsonarismo neste período: os movimentos autoritários e que pregariam o fim da liberdade, dos direitos humanos, o militarismo, armamentismo, milicianismo e a antipolítica só surgiriam após o Iluminismo, mais especificamente já na modernidade.

O fascismo surge inspirado no romantismo (que refuta os ideais iluministas, especialmente a moral Cosmopolita), e combina itens deste (retorno a um passado que não existiu) com o reacionarismo, que é um movimento político que nasce para restaurar o mundo que existia antes da Revolução Francesa (1789) e da Independência dos EUA (1776).

Não deixemos nos enganar: progressistas e conservadores podem ser diferentes (podemos hoje em dia os tratar como esquerda e direita, por exemplo), mas são irmanados com a democracia, ao passo que fascistas e reacionários desprezam profundamente os direitos democráticos, tais como direitos humanos, proteção aos povos tradicionais, meio ambiente e soluções multilaterais de governança.

Macron, Merkel, Pinera, Lacalle Pou, Caiado e Alckmin são políticos de direita, mas vocês jamais os viram CONTESTAR os resultados das URNAS, atacar ministros da Suprema Corte, sugerir fechar o parlamento, defender a tortura, negar a existência de ditadura no passado dos seus países ou convidar EMBAIXADORES para preparar um GOLPE contra a democracia.

Direita & Esquerda são manifestações legítimas do pensamento político, uma mais conservadora, a outra mais progressista, mas ambas signatárias do pacto social com a democracia.

O movimento que governa o Brasil não se encaixa neste conceito, resultando numa estranha mescla do Fascismo dos anos 1920 e 1930 com o populismo contemporâneo de líderes como Chávez, impulsionado pelas redes sociais. O bolsonarismo não é nem mais nem menos que uma anomalia política, que é inclusive muito difícil de explicar para quem mora fora do país.

#filosofiapolitica #democracia #filosofiacontemporanea #autoritarismo #populismo #populismoautoritario #populismonao