Alguns fatos históricos são distorcidos a ponto de se tornarem lendas, mas quando desmascaramos o mito, temos que tomar cuidado para não eliminar grânulos de verdade naquele fato que ganhou contornos lendários.

Um exemplo seria Maria Antonieta e os brioches na Revolução Francesa e outro exemplo seria o suicídio de Santos Dumont que teria como causa a utilização dos aviões nas guerras.

Vamos lá: ainda que Maria Antonieta jamais tenha falado algo sobre os brioches, isso não torna o regime monárquico a que pertencia (o ancien régime) menos brutal, desigual, discriminatório e anacrônico.

O mesmo vale a Dumont: seu suicídio se deu porque o inventor sofria de depressão e problemas psicológicos há anos, e a falta de tratamento adequado o encaminhou à solução trágica, mas isso não significa que ver os aviões sendo utilizados em guerra não tenha o decepcionado profundamente.

Neste sentido, há um evidente paralelo: se a 1. Guerra Mundial foi a guerra do gás mostarda, o que motivou a fase 3 da Convenção de Genebra em 1929 a banir tais armas químicas, a Guerra Civil Espanhola (vídeo em https://web.facebook.com/watch/?v=366971805189568) inaugura a era dos bombardeios aéreos sobre civis, o que foi amplamente utilizado depois na 2. Guerra Mundial e vetado pela fase 4 da Convenção de Genebra em 1949.

Infelizmente, a guerra da Ucrânia está comprovando que Dumont tinha razão em protestar pelo uso feito das aeronaves, como temos visto desde a Guerra do Vietnã, esta, posterior a última Convenção de Genebra e que teve como a Guerra da Ucrânia, flagrantes violações aos direitos dos civis.

1600 anos atrás, os bárbaros estavam aos portões de Roma com clavas, porretes, espadas e catapultas. Hoje, os bárbaros usam drones, mísseis e aviões. A tecnologia não nos torna menos bárbaros. O que nos permite algum avanço ético é atingir um grau de METAMORALIDADE, onde o estrangeiro, o estranho, o alter… Tenha exatamente o valor que os “nossos”.

PS1 – observem no mapa como o Ex. Nacionalista fez o mesmo movimento de pinça que o exército russo está fazendo na Ucrânia, só que no caso espanhol, o movimento partiu do oeste para o leste.

PS2 – mulheres combatentes.