Ele é um, senão o maior tenista de todos os tempos (ainda prefiro Federer mas é questão de gosto). Os números mostram isso e seu desempenho em face de dois dos maiores (Federer e Nadal).

Mas se é um gênio com a raquete nas mãos, Djoko se revela um tonto fora das quadras.

Aqui na Europa, sua tentativa frustrada de entrar na Austrália para jogar o Australian Open está sendo noticiada de forma a fulminar sua imagem. O culpado? O próprio atleta. As informações ainda são desencontradas, porque o próprio governo australiano (após impor um dos mais abrangentes Lockdowns do mundo), se mostrou vacilante. Por que Djoko não foi deportado peremptoriamente se não tem certificado Vacinal? Afinal, que documentos Novak apresentou?

Eis o que se noticia na Europa: Djoko tentou usar uma brecha na lei, que autoriza o ingresso de pessoas na Austrália sem estarem vacinadas desde que por motivos médicos (por exemplo: imunodeprimidos).

Aparentemente, Djoko tentou puerilmente aplicar um passa moleque no governo que talvez tenha sido ao lado da Nova Zelândia o mais sério do mundo ao tratar a Pandemia, com isolamento para valer e ajuda financeira à população. Tudo leva a crer que o atleta usou um atestado falso. Veremos a decisão da Corte Austral, que deve sair essa semana. Mas antes disso, podemos apreciar o que Djoko falou sobre o tema. Eis uma das suas manifestações quando indagado sobre se vacinar:

“É uma pergunta imoral. Há demasiadas pessoas hoje em dia que se permitem a tal liberdade para perguntar e condenar uma pessoa…Não quero dar-lhes uma razão para escreverem sobre mim”.

Em resumo, Djoko considera imoral indagar a ele se ele se vacinou e se apoia a vacinação, mas considera moral “meter um atestado falso” para fugir à vacinação e assim poder defender seu título, driblando as leis do país anfitrião do torneio.

E como ficam os cidadãos australianos que seguiram à risca as normas? E como ficam os demais atletas que se vacinaram ou abriram mão do torneio? Não à toa, Scott Morrison, primeiro ministro australiano está sob enorme pressão. Se a população sentir que o governo aliviou a uma estrela, por que seguir as regras?

Djoko ficou menor.