Entre 37 a 41 D.C, Roma foi governada por um tirano que se tornou referência em sua época até os dias atuais.

Seu nome: Calígula.

Entre as muitas barbeiragens de gestão e maldades para com o povo, Calígula acabou se eternizando por uma que não derramou sangue, mas foi emblemática.

O imperador nomeou senador o seu cavalo Incitatus. Era um animal vindo da província da Hispania (hoje a Espanha), de porte elegante e raça nobre. Para cuidar de Incitatus, eram necessários ao menos 18 servos.

Quando haviam provas nas quais Incitatus iria participar, os cidadãos romanos não podiam fazer barulho (para não acordar o animal) sob pena de serem severamente punidos.

Mas por que Calígula nomeou um equino como senador? Ele era louco? Bobo? O que desejou simbolizar?

Apenas duas coisas: escárnio com a coisa pública e humilhar os senadores, os colocando em paridade ou abaixo de um animal não humano.

Saltemos no tempo: o presidente Bolsonaro se autoconcede título de grão-mestre, a maior comenda científica do país. Logo ele, um negacionista inveterado, um homem que dia sim e o outro também, espalha com voracidade Fakenews.

Como Calígula não estava nem aí para a cadeira de senador na qual seu cavalo poderia sentar com os anciãos mais respeitáveis de Roma, Bolsonaro não se importa com o título que se auto condecorou.

Há algo subjacente aí.

Um desejo de não apenas deter o poder, mas usar intermitentemente o poder. No fundo, o presidente sabe não estar à altura moral, cognitiva e emocional do poder que caiu em seu colo.

Sente assim necessidade incontornável de vulgarizar o poder e o cargo para que possam se parecer consigo.

E para que usa o poder que detém? Para expressar seu incontrolável anseio em humilhar, pisotear e sobretudo, rebaixar a civilização brasileira ao seu nível rasteiro.

Se oferecessem uma escada ou pódio, Bolsonaro rejeitaria.

Ele decerto prefere que 212 milhões desçam para estar com ele na sarjeta da sua condição moral e emocional do que aceitar uma mão solidária estendida que o permita ascender.

Nem 521 anos de terapia resolveriam o problema deste atormentado senhor.