Fotos 1 e 2 – quando o discurso faria algum sentido (Conferência do Meio Ambiente em Estocolmo/72 e Guerra do Vietnã (59-75).
Fotos 3 a 6 – a realidade atual, onde o discurso parece devaneio de maluco saído da máquina do tempo ou um recém-desperto de um coma de 50 anos.

O discurso foi perfeito… Para 50 anos atrás.

Tratou do meio ambiente como se estivesse sendo surpreendido pela Conf. de Estocolmo e alertou sobre o comunismo como se o combate no Vietnã estivesse em curso. Por isso os tios do pavê gostam tanto dele: se sentem jovens de novo.

Sobre o comunismo: há uma enorme ignorância sobre o tema entre os entusiastas do presidente. De fato, desconhecem o que seja o comunismo. Hoje, por exemplo, não podemos falar que a China seja comunista. Ah, Alexandre, mas o partido no poder se chama chama comunista. Ok, o partido que elegeu o presidente Bolsonaro se chama Partido Social Liberal, e nem por isso é socialista.

O comunismo – enquanto ideologia e sistema econômico criado por Engels e Marx – não prescinde inicialmente de uma ditadura (coisa que a China é) e da socialização dos meios de produção (coisa que a China deixou de ter).

Hoje, mais de 70% do PIB chinês pertence à empresas privadas. O que então é a China, Alexandre?

Uma ditadura. Uma ditadura opaca, brutal com os seus adversários e frequentemente violadora dos direitos humanos. Mas comunista não é mais há décadas.

E Cuba? Está em uma zona mais cinzenta, pois sua economia é mais fechada (também por conta de embargos). Se há um país realmente comunista hoje, ele é a Coréia do Norte. Talvez, o único que resistiu.

Não existe ameaça comunista ao mundo e o Brasil nunca esteve sequer perto de se tornar socialista. Ditaduras podem ser liberais na economia, como provam Cingapura, a Coreia do Sul outrora, o Chile e o Brasil dos anos 60, 70 e 80 e atualmente, a China. Ditaduras sim, comunistas não.

De todo modo, ditaduras não são boas à população, sejam elas azuis, vermelhas, de direita ou esquerda. A liberdade não pode ser escolher apenas uma cor: liberdade é uma paleta de cores.