Desde que publiquei meus dois últimos livros (Fascismo Pandêmico & Chapados de Cloroquina), tenho recebido perguntas, manifestações, xingamentos, elogios, ameaças etc. Mas este não é o foco. O foco é que tenho observado muitas pessoas se manifestarem sobre conceitos de filosofia política sem conhecerem o repertório mínimo destes conceitos. Também tenho recebido centenas de indagações sobre se sou de direita ou esquerda.

Para quem se diz de direita, sou um autor de esquerda, para quem se define de esquerda, sou um autor de centro, direita ou em cima do muro. Querem todos saber afinal como me defino? A resposta é certamente nem de direita ou de esquerda. Mas por que, Alexandre? Porque estes conceitos binários são insuficientes para definir politicamente a maioria dos seres humanos.

O que chamamos de direita e esquerda nasceu na Revolução Francesa (1789) quando na assembleia nacional, os partidários do rei ficavam à direita e os partidários da revolução à esquerda. Se este conceito binário já era insuficiente para explicar a sociedade do século XVIII, o que se dirá da sociedade Contemporânea?

Considero um erro tomar a parte pelo todo e absorver ideologias como combos de fast food. Ok me veja um combo PSOL / Che Guevara / abortista / liberação das drogas ou então um combo republicano / Reagan / armamentista / criminalização da maconha.

Sério que somos só isso?

De jeito nenhum. E os nuances? E os matizes? Por que não posso ser favorável a descriminalizar o aborto, mas ao mesmo tempo defender a pena de morte para serial killers? Por que não posso defender a liberação do uso de drogas e ao mesmo tempo do porte de armas? (Não estou aqui dizendo que penso assim, apenas citando exemplos).

Um dos males modernos da política é que as pessoas estão se preocupando mais em aderir em bloco às ideologias tribais para pertencerem a um grupo do que analisando no que crêem ou defendem, tópico a tópico.

Isto emburrece definitivamente e limita o ser humano existencialmente ao nível do absurdo.

Ps.: Na parte II, ainda esta semana, trarei categorias políticas mais precisas para lidarmos com a nossa realidade.