Olá pessoal: infelizmente, um bug ocorreu e não conseguimos salvar o link da live. Mas, a pedidos, faço um breve resumo do que tratamos.

RELATÓRIO DA ORGANIZAÇÃO ITAÚ CULTURAL

Segundo estudo feito pela a instituição acima, e partindo da premissa (metodologia utilizada pelo estudo) de qualquer um que leia 01 livro (mesmo incompleto) em ciclos de 03 meses seja considerado um leitor, o Brasil oscilou do seguinte modo:

POPULAÇÃO DE LEITORES NO PAÍS

2010: 55% eram leitores; 2015: 50% eram leitores; 2020: 54% eram leitores

TIPO DE LEITURA DOS BRASILEIROS:

– o livro mais lido (disparado) no país é a bíblia; o segundo tipo mais lido são os religiosos;

– o terceiro tipo são os livros de autoajuda; – em quarto lugar estão os contos;

– em quinto lugar estão os romances; – em sexto lugar estão os livros de não ficção;

MAIS CONSIDERAÇÕES INTERESSANTES;

Segundo o estudo, o número de leitores deve estar subindo por conta do crescimento do número de evangélicos no país, que consomem constantemente a bíblia e livros religiosos.

Em contrapartida, a leitura laica tem sido menos consumida.

O número de leitores tem caído na mesma medida que a utilização das redes sociais sobe, isto é, de fato, o senso comum está correto quando sugere-se que as pessoas leem menos porque passam horas e horas navegando na internet.

Por outro lado, o senso comum se equivoca ao afirmar que os jovens leem menos que os mais velhos. Segundo o levantamento, a faixa etária com o menor número de leitores é dos 70 anos em diante (com menos de 30%), que segundo o estudo, está entre as faixas que mais estão usando as redes sociais apenas para diversão.

A faixa que mais lê é justamente a que está sendo alfabetizada e instruída no período escolar, ou seja, entre os 06 – 17 anos e, infelizmente, década após década, os adultos vão lendo menos e menos.

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo.

São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.